sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril

Bem, neste dia tão importante, sinto que devia deixar aqui esta imagem tão bonita e com tanto significado, uma imagem que mostra tão bem o tipo de revolução que tivémos em Abril de 74.

Lembro-me tão bem desse dia. Eu tinha 13 anos e estava a estudar em casa com as minhas 3 irmãs e era o nosso pai que nos dava as aulas. De repente, entra a nossa madrinha pelo quarto adentro, gritando «Houve uma revolução!». Eu não percebia nada de política e quando ouvi isto, fiquei ao mesmo tempo contente porque a nossa aula tinha acabado já que o nosso pai correu logo para uma marquise que tinhamos em casa, para ligar o seu velho e enorme rádio, para ouvir as ultimas noticias; e, ao mesmo tempo, senti-me um pouco assustada, porque receava que houvesse tiros e não eram os vidros daquela marquise que nos protegeriam contra isso lol.

Mas, pelos vistos, estava enganada, e não houve sangue nessa revolução; o unico vermelho que houve foi o dos cravos, mas a televisão era ainda a preto e branco, pelo que os cravos que a gente via lá eram cinzentos, da mesma cor que as fardas dos soldados lol

Mas embora eu não percebesse nada de politica, uma coisa eu passei a saber: antes do 25 de Abril, sempre que o meu pai falava contra o regime, eu só ouvia a minha mãe dizer «Shhhh, José Manuel tá calado, não digas isso, cuidado...Shhhh» e depois desse dia, acho que nunca mais ouvi a minha mãe dizer isso. E acho que esse foi o verdadeiro significado da revolução, percebamos ou não de politica: a vitória da liberdade.

E nunca mais me esqueci de um dia ter lido algures isto tão engraçado:

-25 de abril de 1974-

Tiram-se os numeros desta frase, e as letras que ficam, são o anagrama de:

-liberdade-

Giro, não é?

----------------------------------------

E aqui está esta lindissima foto.

Um bom feriado para os que estejam desse lado :-)

XXXXXXXX



Sem comentários: